Electromésticos de cozinha de alta qualidade
desenhados e produzidos para si na Austrália
 
Como diz o velho ditado: "A qualidade vale mais do que a quantidade". - Justin Chellis, Ayr, Queensland.

Perguntas Frequentes sobre o Espremedor Lento Optimum

Um bom ponto de partida é o nosso vídeo "Conheça o Seu Espremedor Optimum"!


Qual é a diferença entre a peneira de malha fina, a peneira de malha com orifícios maiores e a peneira de malha sem orifícios?

O espremedor tem uma peneira de malha fina para alimentos duros (material ULTEM/PEI) e uma peneira de malha grossa para alimentos moles e frutas (material de nylon).

A peneira de malha fina tem orifícios menores para permitir a entrada de menos polpa no sumo. A peneira de malha grossa permite a entrada de uma maior quantidade de polpa. (Repleta de fibra para a entrada do sumo.)

Na maioria dos casos, a peneira de malha fina pode ser utilizada em qualquer situação, caso pretenda um sumo mais polposo.

A peneira sem orifícios (material ULTEM/PEI) é utilizada para fazer manteigas vegetais, gelados, e alimentos para bebés, e não separa líquidos de polpas.


Dicas para utilizar o Optimum 400 e evitar bloqueios ao reduzir a polpa:

Dica 1: não force a entrada de alimentos no espremedor

A maioria de nós já espremeu alimentos com as antigas máquinas centrífugas. Se bem se lembra, estas máquinas requerem que os alimentos sejam inseridos com força. Era necessário forçar a entrada de cenouras e maçãs para a lâmina rotativa, através da qual estas eram trituradas em pedaços minúsculos.

Não force a entrada de alimentos quando utilizar o Espremedor Optimum ou qualquer outro espremedor lento. Não há lâminas rotativas nem trituração inadequada. Não é necessário forçar. Em vez disso, simplesmente deixe que os alimentos caiam na "broca de mastigação". Praticamente nenhuma força é necessária. Se forçar a entrada de alimentos no tubo, poderá produzir demasiada massa vegetal, entupindo "a broca de mastigação", fazendo com que a polpa seja transbordada no seu sumo ou que o espremedor fique bloqueado.

Ao espremer gramíneas, coloque no Espremedor Optimum uma pequena quantidade de gramíneas de cada vez, cortando-as em pequenos pedaços de aproximadamente três centímetros de comprimento. Isto permite que os desperdícios possam sair com facilidade pelo tubo de desperdícios. Não precisa de juntar as gramíneas na forma de uma bola. Na verdade, pode lentamente colocar pequenas quantidades de gramíneas, coentros, salsa, couves, espinafre, entre outros, sem forçar.

Uma excelente dica para vegetais grandes, frondosos, pegajosos ou fibrosos é remover a folha de caule, cortar ambas as folhas e caules em comprimentos de três a cinco centímetros, e colocá-los delicadamente, deixando a "a broca de mastigação" encaminhar os ingredientes para o espremedor.

Dica 2: primeiro esprema as plantas com baixo teor de fibra, depois as plantas com alto teor de fibra

Dica importante: caso queira espremer plantas com alto teor de fibra, tais como aipo ou espinafre, esprema-as em último lugar! Por que razão? Porque as fibras de aipo tendem a acumular-se no orifício de ejeção, na parte inferior da broca de produção de sumo. Caso este orifício seja obstruído, a polpa será transbordada, enviando demasiada polpa para a saída de sumo. Se seguir a dica número um, poderá minimizar as probabilidades de isso acontecer para quase zero por cento.

Se o orifício de ejeção permanecer aberto, a entrada de polpa no seu sumo será minimizada. A melhor maneira de fazê-lo é espremer frutas com baixo teor de fibra e vegetais em primeiro lugar, tais como maçãs, cenouras, entre outras, deixando as plantas viscosas e fibrosas para último. Isto produz um resultado muito melhor quando a preocupação é a quantidade de polpa no sumo.

Nota: caso queira fazer uma grande quantidade de sumo e não se importe de ter uma quantidade muito pequena de polpa no sumo, outra alternativa (para garantir que o espremedor não fique bloqueado) é alternar as verduras e ingredientes fibrosos com aqueles mais duros, tais como cenouras e beterrabas.

Dica 3: insira a tampa vermelha de forma correta

Certifique-se de que a tampa/língua/rolha de borracha vermelha (na parte de baixo da taça de sumo) esteja corretamente inserida na ranhura. Esta parte é removível para ajudar a fazer a limpeza, mas costuma ser incorretamente reinserida. Esta atua como um ponto de pressão para garantir que a polpa seja ejetada através do tubo de desperdícios.

Dica 4: esprema o seu sumo

Caso encontre muita polpa no seu sumo, simplesmente reinsira o sumo na máquina e verá que, à segunda vez, quase toda a polpa é removida.

Pode também coá-lo da forma que quiser (por exemplo, através de um saco de leite de castanha), mas isto requer um pouco mais de tempo e esforço.


Como utilizar a torneira do espremedor:

A torneira do espremedor oferece algumas funcionalidades adicionais ao seu Espremedor Optimum. Quando estiver corretamente inserida no seu sítio, poderá começar a fazer sumos com a torneira fechada. Isto proporciona uma função de mistura que permite espremer os seus alimentos e encher o reservatório de sumo (até trezentos mililitros) com a sua mistura favorita. Depois de ter espremido os seus alimentos, abra a torneira e encha o seu copo com sumo misturado, reduzindo a formação de espuma. Com a ejeção automática de polpa, pode continuar a espremer até que o recipiente fique cheio, despejá-lo e continuar a espremer. A função de mistura também melhora os resultados ao fazer leite de castanha.


Por quanto tempo devo imergir as amêndoas para fazer leite de amêndoa?

Recomendamos um tempo mínimo de imersão de seis horas, mas é melhor entre doze e vinte e quatro horas. Terá de mudar a água de imersão (e filtrá-la, segundo a nossa recomendação) em intervalos de doze horas.

Caso a água tenha sido regularmente alterada, poderá deixar as amêndoas por mais tempo, mas estas costumam fermentar consoante as condições ambientais e o calor.

Como o processo de imersão é concebido para imitar a natureza e a precipitação, depois do período inicial de imersão poderá retirar as amêndoas e germiná-las (com um germinador, ou colocando-as num saco de leite de castanha, num frasco de vidro, e enxaguá-las em intervalos de doze horas); note-se que pequenas caudas irão crescer, se utilizar amêndoas de boa qualidade. No entanto, a imersão prolongada não é recomendada.


Quais são as dimensões do Espremedor Optimum 400?

Altura: 46 cm
Largura: 18 cm
Comprimento: 23 cm
Dimensões do tubo: 3,5 x 5,5 cm

Copyright Athena Solutions Pty Ltd

Distribuidores orgulhosos de aparelhos Optimum na Nova Zelândia.

PayPal Logo

 

contact info

  • Athena Solutions Pty Ltd – Froothie (NL)
    Unit 4, 173-181 Rooks Road
    Vermont VIC 3133
    Australia
  • Número de Registo do IVA : NL 824103099B01
    Atendimento ao cliente : [email protected]

INSTAGRAM